O Secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, se pronunciou nessa segunda-feira (8) a respeito do posicionamento do Prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, em relação a nova avaliação do Governo do Estado que colocou Campina Grande na bandeira laranja do plano de medidas de combate a Covid-19. O impasse ocorre depois do aumento do número de casos e internações na Rainha da Borborema e do posicionamento da Prefeitura de não acatar a tomada de medidas mais restritivas, como prevê o decreto estadual.
“É um neófito em gestão pública e necessita aprender a interpretar e calcular o índice de transmissibilidade, que não é calculado pelo governo e sim pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por seu departamento de estatísticas”, rebateu Medeiros.
O Secretário ainda questionou sobre a regulação de pacientes em Campina Grande, no que se refere ao atendimento e internação de pacientes nos hospitais no município. Ele ressalta que enquanto a taxa de ocupação do Hospital de Clínicas oscila entre 90% e 100% nas últimas semanas, no Hospital Municipal Pedro I, referência para Covid-19, se mantém na faixa de 46%.
“Mostra a necessidade de que a regulação de Campina Grande seja centralizada na Central Estadual de Regulação, para ter distribuição homogênea dos pacientes”, frisou Geraldo Medeiros.
Redação Gabinete Paraíba com informações do MaisPB