A solenidade marca o dia do índio e será realizada através de transmissão online pelo YouTube do Governo da Paraíba.

Nesta segunda-feira (19), a partir das 10h da manhã, o Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), promove uma solenidade de Lançamento de um Pacote de Ações para os Povos Indígenas da Paraíba.
A iniciativa parte da Gerência Executiva de Equidade Racial da Secretaria e é realizada em alusão ao Dia do Índio, comemorado no próximo dia 19 de abril.
O lançamento acontecerá ao vivo, por meio de transmissão online no canal do YouTube do Governo do Estado: youtube.com/GovParaiba.
A Secretária Lídia Moura fez questão de ressaltar a importância dessa solenidade e convidar a população para a solenidade, em homenagem aos povos nativos brasileiros e de nosso estado.
“Nesta segunda-feira (19 de abril), às 10h, acompanhe ao vivo o lançamento de ações do Governo do Estado para os povos indígenas da Paraíba. A solenidade será transmitida no YouTube e você é nosso convidado especial!” – postou a Secretária no Instagram.
O estado da Paraíba possui hoje dois povos indígenas, com uma população de mais de 21 mil pessoas e são eles: os Tabajara, que ocupam o litoral sul do estado, nos municípios de Conde, Alhandra e Pitimbu e os Potiguara, que estão localizados em 32 aldeias, nos municípios de Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto, no litoral norte paraibano.
O Guerreiro indígena Potiguara, conhecido como Capitão, afirmou que luta para honrar o legado de seus antepassados e transmitir para as gerações futuras a cultura de seu povo.
“Lutamos para reafirmar nossa identidade, manter nossa cultura viva e construir um futuro melhor para as próximas gerações dos Potiguara.” – destacou o líder indígena.

Foto: SEMDH/Reprodução.
Simone, pertencente ao povo Tabajara, foi bastante enfática ao definir as mulheres de seu povo.
“Mulher Tabajara, empoderamento e resistência.” – declarou.

Foto: SEMDH/Reprodução.
Sobre a Campanha da SEMDH
O pacote de ações anunciado para segunda, faz parte de uma campanha que ao longo do mês de abril, a SEMDH tem estimulado, no sentido de valorizar e respeitar a cultura dos povos indígenas paraibanos como um patrimônio cultural, que diz muito acerca de nossa história e da formação de nosso povo.

Imagem: SEMDH/Reprodução.
Redação Gabinete Paraíba