A prática do exercício físico é uma importante aliada nos cuidados com a saúde mental. Ela atua no nível biológico, no psicológico e no social para produzir uma sensação de bem-estar duradoura. A atividade física favorece a saúde mental tanto no nível da prevenção, como no nível do tratamento, auxiliando em quadros de depressão, ansiedade, Transtorno do Estresse Pós-Traumático, entre outros casos.
A neuroquímica da atividade física: Durante a prática da atividade física, o corpo produz naturalmente os neurotransmissores serotonina e endorfina, que levam a uma sensação de bem-estar e ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.
Benefícios psicológicos: A prática do exercício físico contribui para uma maior sensação de disposição. As constantes evoluções proporcionadas pelas diferentes práticas desportivas e demais atividades físicas favorecem o desenvolvimento da autoestima e autoimagem.
Benefícios sociais: Em sua maioria, as práticas de atividades físicas são realizadas em companhia de outras pessoas, como parceiros, profissionais de educação física e professores(as). Nestes ambientes, são constantes as interações e o desenvolvimento de relacionamentos, evitando, assim, o isolamento e a solidão.
Praticar uma atividade física é cuidar de si, por completo.
Dra. Letícia de Mélo Sousa
Psicóloga (CRP/13 – 6856). Doutora e Mestra em Psicologia Social pela UFPB. Pesquisadora nas áreas de gênero e sexualidade, violência contra a mulher e violência online.
Instagram: @leticiamelopsi