Madu Ayá ressalta importância do debate em segurança pública da juventude

Durante evento promovido pela Secretaria Executiva de Juventude do Governo da Paraíba, na Fundação Casa de José Américo, nesta quarta-feira (20), a Secretária Madu Ayá enfatizou a importância do debate em torno da segurança pública para a Juventude.

Secretária Madu Ayá. Foto: Hiago Santos.

Em sua fala, a gestora destacou o compromisso de sua gestão e do Governo da Paraíba, para tratar do tema que muitas vezes é tido como delicado.

“Estou muito feliz de promover este encontro e espero que este seja o primeiro de muitos, no tocante ao enfrentamento às violências contra as juventudes. Estamos passando por dias muito difíceis em nosso país e precisamos estar atentos aos problemas da juventude, com um debate sério, do Estado ao lado da sociedade civil”, ressaltou.

A gestora enalteceu a data que o Governo da Paraíba instituiu e trouxe à memória o jovem Neto Borges, que teve sua vida ceifada pela violência em 2017 e que dá origem à data e ao evento. Também destacou a dor que é para uma mãe perder seu filho, tão jovem e cheio de sonhos.

“Foi muito louvável, a iniciativa do Governador, em instituir esta data tão importante na qual celebramos a paz e a luta no enfrentamento às violências contra as juventudes. Estamos dando um passo muito importante na política de Juventude da Paraíba. Diante disso, não poderíamos esquecer do legado de nosso querido Neto Borges, jovem que perdeu sua vida, tão jovem e cheio de sonhos; eu entendo o quanto é difícil para sua mãe, que aqui está presente, perder um filho, cheio de esperanças vida. Mas o legado de seu filho continua a ecoar e já está rendendo frutos que estamos colhendo e assim continuaremos a celebrar sua memória, neste dia de luta”, finalizou.

Secretária Madu Ayá com os familiares do jovem Neto Borges. Foto: Hiago Santos.

Estiveram presentes no evento os professores Marcos Alan e Fátima Pereira da Universidade Federal da Paraíba, o professor Paulo Kuhlmann da Universidade Estadual da Paraíba, o Procurador do Ministério Público Federal, José Godoy, os Deputados Estaduais Chió (Rede) e Rafaela Camaraense (PSB), além de representantes da Polícia Militar, da FUNDAC e de outras instituições do Governo da Paraíba e da sociedade civil.

SOBRE O EVENTO

O I Workshop de Enfrentamento às Violências contra a Juventude foi realizado em alusão ao Dia Estadual de Enfrentamento às Violências contra a Juventude, celebrado em 15 de abril e que foi instituído através do Decreto n° 42.092/2021, assinado pelo Governador João Azevêdo em dezembro do último ano.

O decreto homenageia o jovem Francisco Borges de Araújo Neto (Neto Borges), que foi assassinado aos 20 anos, em praça pública do município de Picuí, no ano de 2017.

ASCOM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s